SUCULENTAS

No post de hoje irei falar sobre essa espécie de planta que está ganhando cada vez mais colecionadores, as suculentas.

O termo “suculenta” refere-se as plantas que, de alguma forma, armazenam água em seu interior. Isso ocorre por viverem em ambientes de clima seco e temperaturas elevadas, na maioria das vezes. Esses mecanismos foram criados para que se protegessem dos predadores e das intempéries climáticas.

As Crassuláceas, por exemplo, possuem uma roseta de folhas que podem se fechar em caso de falta de água, diminuindo a transpiração e protegendo o meristema. Outros gêneros como Hoya ( flor-de-cera), Pereskia e Senecio, armazenam águam em suas folhas para períodos de estiagem.

Crassulacea: Echeveria agavoides
Hoya 

Outra característica marcante das suculentas é coloração forte que algumas espécies possuem para protegê-las dos intensos raios luminosos. Conseguem também, paralisar o seu crescimento quando as condições ambientais tornam-se impróprias.

Por serem plantas adaptadas a diferentes condições climáticas, onde geralmente muitas plantas não sobreviveriam, são consideradas de fácil cultivo e manutenção, o que tem atraído cada vez mais cultivadores.

Aqui vão algumas dicas sobre como cultivar suculentas:

Características: São plantas que compreendem cerca de 50 famílias  botânicas com mais de 600 gêneros e milhares de espécies espalhadas pelo mundo.

Clima: Como dito anteriormente, são espécies adaptadas a diferentes tipos de clima. Podem ser encontradas no deserto, no continente Africano, Ásia, Europa  e nas Américas, onde as principais representantes são as famílias: Crassulaceae, Agavaceae, Cactaceae e pocynaceae.

Agave angustifolia

Irrigação: Um mito que ronda as suculentas,é o de que ela não gostam de água. Sendo que elas necessitam de água e até armazenam a água, o que deve-se cuidar é com o excesso de rega.

Solo: No período de desenvolvimento (primavera-verão), as plantas, principalmente as cultivadas em vasos, necessitam de adubação com NPK.

Quanto ao substrato, podemos dizer, como regra geral, que todos os cactos precisam de um solo aerado e bem drenado. Para isso, todo substrato precisa ter pelo menos dois componentes, um mineral e um orgânico.

Pragas e doenças: Quando bem cultivadas, quase todas as suculentas normalmente não apresentam grandes problemas.

As pragas mais comuns são pulgões e cochonilhas que podem ser controlados limpando as plantas com uma pequena escova, e aplicando óleo de Neem.

Propagação: Pode ser feita por meio de estacas foliares, caulinares, separação de brotos laterais ou por sementes.

Curiosidades:

  • A mucilagem de algumas espécies de Aloe é cicatrizante e antimicrobiana, usada em pequenos cortes e queimaduras.

  • Tubérculos de Ceropegia e Brachystelma são parte da dieta do povo Bantu do Sul da África.

  • Brachystelma circinatum

  • Algumas espécies de agave são utilizadas para a produção de tequila e pulque.

  • A agave sisalana (Kênia e Madagascar) é uma das suculentas mais importantes economicamente.

Agave sisalana

Agave tequilana

Fonte:

  1. Cactos e Outras Plantas Suculentas na Estufa Doce de Lisboa.- Maria Lisete Caixinhas.

  2. http://suculentasminhas.blogspot.com.br/

Sobre Paisagismo Brasil

Me formei em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras em 2015. Na Universidade trabalhei com Hortaliças Não Convencionais, com objetivo da criação de um Banco de Germoplasma. Também, trabalhei com pesquisa na área de Vitivinicultura, com o objetivo de analisar o teor de matéria seca nas cultivares Vitis labrusca para a produção de suco. Durante o curso pude realizar projetos de paisagismo.Trabalhei em um viveiro de plantas ornamentais e atualmente desenvolvo projetos de paisagismo e também atuo como Perita Judicial pelo Tribunal de Justiça de São Paulo na Circunscrição de Limeira e também atuo como Engenheira Agrônoma na empresa TOPOBIO, Limeira-SP. Contatos profissionais através do e-mail: gabriela.a.ribeiro90@gmail.com
Esse post foi publicado em Plantas da Semana. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário