PITAYA

Hoje irei falar sobre essa deliciosa fruta nativa da América Central,a pitaya ou fruta-do-dragão.

Essa fruta pertencente à família das cactáceas teve durante muito tempo seu consumo restrito as mesas norte-americanas, europeias e australianas. Chegou ao Brasil na década de 90 através de importações da Colômbia, e desde então vem se popularizando no país, principalmente pelos vários benefícios à saúde que ela nos fornece. Como por exemplo, fortalece o sistema imunológico, auxilia na digestão, excelente fonte de antioxidantes, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue ( devido a sua grande quantidade de fibras) , ajuda a controlar o colesterol, entre vários outros benefícios.

Para quem tem uma pitaya no jardim ou tem interesse em cultivá-la vou dar algumas dicas para auxiliá-los.

Características: É uma fruta de aparência exótica e bonita, que produz flores noturnas com uma beleza rara e grande potencial ornamental. De acordo com a espécie seus frutos podem ser de cor amarela ou, vermelho externamente com a polpa branca, ou ainda vermelho externamente com a polpa de coloração vermelha (mais procuradas).

Clima: Pode ser cultivada em diversas altitudes, preferencialmente com uma temperatura média entre 18°C a 26 °C. Chuvas de 1200 a 1500 mm ao ano são ideias para o desenvolvimento da cultura, porém também se desenvolve em climas mais secos. São tolerantes á geada.

Solo: Os solos devem ser bem drenados, ricos em matéria orgânica e de textura bem solta. De preferência com um pH entre 5,5 e 6,5.

Plantio: Plantar em covas de 40 cm de diâmetro por 40cm de profundidade, com um espaçamento 3 X 4 metros. Antes do plantio adubar a cova com esterco de curral ou húmus de minhoca mais farinha de ossos ( superfosfato simples). A muda precisa de tutoramento, de preferência com mourões de madeira tratada.

A pitaya também pode ser plantada em vaso, desde que o vaso seja grande.

Irrigação: A irrigação deve ser feita somente nos períodos mais secos, porém sem encharcamentos.

Controle de  pragas e doenças: Evitar pulverização com defensivos químicos, pois os mesmos alteram o sabor dos frutos. Para fungos pode-se usar a calda bordalesa.

Propagação: pode ser propagadas por sementes ou por estacas maduras.

Fontes: 

http://www.colecionandofrutas.org/hylocereusundatus.htm

http://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-da-pitaya-para-saude/

Sobre Paisagismo Brasil

Me formei em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras em 2015. Na Universidade trabalhei com Hortaliças Não Convencionais, com objetivo da criação de um Banco de Germoplasma. Também, trabalhei com pesquisa na área de Vitivinicultura, com o objetivo de analisar o teor de matéria seca nas cultivares Vitis labrusca para a produção de suco. Durante o curso pude realizar projetos de paisagismo.Trabalhei em um viveiro de plantas ornamentais e atualmente desenvolvo projetos de paisagismo e também atuo como Perita Judicial pelo Tribunal de Justiça de São Paulo na Circunscrição de Limeira e também atuo como Engenheira Agrônoma na empresa TOPOBIO, Limeira-SP. Contatos profissionais através do e-mail: gabriela.a.ribeiro90@gmail.com
Esse post foi publicado em Plantas da Semana. Bookmark o link permanente.

4 respostas para PITAYA

  1. Allan Roloff disse:

    Show de bola, vou ver se planto umas aqui no meu quintal em Curitiba, espero q elas curtam o clima e o solo, grato….

    Curtido por 1 pessoa

  2. ricardo rossetto leão disse:

    precisa alertar o pessoal que lesmas destroi as plantas da pitaya !

    Curtido por 1 pessoa

  3. Edson disse:

    Faltou receitas e o trato com a fruta, pode ser comida in natura, é toda aproveitada para sucos e por aí vai…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário